O Corpo e as Práticas Higienistas em Blumenau (1890 -
1920)
Daisy Sehnem
Ceron, Carla Fernanda da Silva (orientadora)
Resumo: O artigo
analisa primeiramente as práticas higienistas impostas à população brasileira com o início de
um novo regime político, a República, tendo em vista que o Brasil nesse momento
passa por várias epidemias, onde o corpo era a maior vítima. O trabalho utiliza
conceitos como eugenismo e racismo para identificar o objetivo da ação
higienista no Brasil. Assim, a análise dos discursos busca mostrar como a
preocupação com as epidemias levou as autoridades ao objetivo constante de
salubridade em seus espaços públicos e privados e como funcionou o trabalho de
informação para grande parte da sociedade da época. Parte-se do pressuposto de
que a preocupação com o corpo (indivíduo) tornou-se um conjunto aliado à preocupação
com as belas paisagens que, deveriam em todos os aspectos retomarem a lembrança
européia. A pesquisa trabalha com um contexto nacional, porém especifica a situação
de Blumenau nesse período, relacionando o município com Santa Catarina, Brasil
e Alemanha. A análise ocorre nas doenças que
vitimavam os corpos em Blumenau e região e quais as medidas tomadas pelas
autoridades perante esses problemas. Para isso utilizou-se como fontes os documentos oficiais do município de Blumenau e jornais do Município no início do Século XX
Revista: Blumenau
em Cadernos, v. 2, p. 60-80, 2013.
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Escritos da Carne:
A fotografia como possibilidade de repensar o erótico
na contemporaneidade
Carla Fernanda da Silva
Resumo: O que é o erótico? O que é o pornográfico?
Segundo o dicionário Houaiss, o erótico são as imagens ou escritos que evocam o
desejo, o amor; enquanto o pornográfico expõe a luxúria e a libidinagem. Linha
tênue, nublada pelo moralismo que condena o desejo, por negar a sexualidade
humana. O avanço da indústria pornográfica também ajudou a banalizar os corpos,
a transformar a sexualidade numa mercadoria a ser consumida compulsivamente.
Desejo e consumo se confundem. Corpos, pensados e vendidos como perfeitos,
tornam-se banais. O erótico, emaranhado na longa exposição de corpos e sexo,
perde-se, é esquecido.
Revista
FotoGrafia: universo fotográfico, no. 8, 2012, p. 101.

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Homoafetividades femininas em Blumenau: cartografias possíveis
Carla Fernanda da Silva, Celso Kraemer, Fabiele Lessa
Resumo: Este artigo é resultado da primeira fase do projeto de pesquisa “Outras Vozes: Análise de Narrativas Homoafetivas femininas em Blumenau”, Santa Catarina. Pela apropriação de vozes de um passado, fazendo uso da história oral, pretendeu-se problematizar os modos de produção de subjetividades. A partir da perspectiva dos estudos de Gênero (interdisciplinar), pretendeu-se construir condições de possibilidade de narrativas de vida deslocados da normatividade que constitui a história centrada na heterossexualidade; problematizar o preconceito, a fim de obter um olhar múltiplo e questionador do engendramento que prolifera o ódio, insultos e injúrias pela constituição da homofobia; enfim, produzir conhecimento e discutir a questão das homoafetividades femininas, ao deslocar “verdades” estabelecidas tanto em nível local (Blumenau), quanto em outros espaços mais abrangentes.
Revista: Métis: história & cultura (Universidade Caxias do Sul), Vol. 10, No 20 (2011)
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Outras Vozes:
Análise das narrativas de relações homoafetivas em Blumenau
Carla Fernanda da Silva, Celso Kraemer, Fabiele Lessa
Resumo: Este artigo é resultado da primeira fase do projeto
de pesquisa “Outras Vozes: Análise de Narrativas Homoafetivas femininas em
Blumenau”, Santa Catarina. Pela apropriação de vozes de um passado, fazendo uso
da história oral, pretendeu-se problematizar os modos de produção de
subjetividades. A partir da perspectiva dos estudos de Gênero
(interdisciplinar), pretendeu-se construir condições de possibilidade de
narrativas de vida deslocados da normatividade que constitui a história
centrada na heterossexualidade; problematizar o preconceito, a fim de obter um
olhar múltiplo e questionador do engendramento que prolifera o ódio, insultos e
injúrias pela constituição da homofobia; enfim, produzir conhecimento e
discutir a questão das homoafetividades femininas, ao deslocar “verdades”
estabelecidas tanto em nível local (Blumenau), quanto em outros espaços mais
abrangentes.
Revista: NUPEM, Campo Mourão, v. 3, n. 4, jan./jul.
2011
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O Kama Sutra e o Cuidado de Si
Carla Fernanda da Silva
Resumo: Este artigo propõe algumas reflexões sobre a recepção, pelo leitor ocidental, da obra indiana Kama Sutra, traduzida para o inglês no século XIX, e posteriormente para a língua portuguesa. O mercado editorial ocidental apropriou-se do título do livro de Mallanaga Vatsyayana e transformou-o em sinônimo de um manual visual de posições sexuais. Devido à profusão de obras com o título Kama Sutra, percebeu-se a necessidade de um estudo comparado das imagens indianas de diversos períodos entre os séculos XV e XIX em contraste com as imagens dos manuais ocidentais contemporâneos, com intuito de evidenciar as diferentes compreensões sobre a recepção da obra de Mallanaga Vatsyayana no ocidente. Problematiza-se historicamente a compreensão ocidental da obra como um manual de posições sexuais, e não como um texto elaborado a partir de uma concepção religiosa e de um ‘cuidado de si’ a partir da vivência da sexualidade.
Revista: Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação - FURB - Vol. 5, Nº 3 (2011)
Link: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/2470
Link: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/2470
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A saga civil war nos quadrinhos da Marvel Comics: sua representação pós 11/09
Leandro Gilbran Vicenti e Carla Fernanda da Silva (orientadora)
Resumo: O presente artigo destaca as Histórias em Quadrinhos comerciais como uma importante fonte historiográfica, mostrando o seu estreitamento com o discurso de propaganda militar. Para tanto, utilizamos da saga Civil War (editado pela Marvel Comics) como principal objeto de estudo, em razão de sua grande repercussão no mercado editorial norte-americano e suas representações de terrorismo, que em muitos aspectos evoca os atentados de 11/09, e evidencia a linha discursiva adortada pela editora após esses atentados, com produções direcionadas à manutenção e propagação de discursos relacionados à política norte-americana antiterror.
Palavras chaves: Representação, Discurso, Histórias em Quadrinhos, Terrorismo, Guerra ao Terror, EUA.
Revista História, Imagem e Narrativas, No 13, outubro/2011.
Link: http://www.historiaimagem.com.br/edicao13outubro2011/civilwar.pdf
Revista História, Imagem e Narrativas, No 13, outubro/2011.
Link: http://www.historiaimagem.com.br/edicao13outubro2011/civilwar.pdf
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Cultura Negra em Blumenau:
problematizando
identidade e diferença na sala de aula
Carla
Fernanda da Silva e Ricardo Machado
Resumo: O documentário “Cultura Negra:
identidade e diferença em
Blumenau” nasceu da necessidade de inserir o debate sobre a história e a
cultura afro-brasileira na sociedade, necessidade esta ampliada com a aprovação
da lei 10.639, que torna obrigatória a discussão na sala de aula. Foi
necessário problematizar o tema da identidade
e diferença para não cairmos
nos lugares comuns e reforçar os estigmas e a perpetuação da exclusão. Não
bastaria incorporar esta temática e inseri-la em mais uma peça do mosaico
cultural contemporâneo, utilizando recursos pautados da retórica da tolerância
das diferenças. Aqui evidenciamos a necessidade de tomar a identidade fora de sala, para
compreendê-la como uma construção linguística, e por isso, no campo das
relações de poder. Isto significa colocar em questão os binarismos em torno dos
quais as diferenças se organizam. Esta discussão é urgente em uma cidade como
Blumenau/SC onde a afirmação étnica é uma constante nos discursos políticos e
culturais. Falar de identidade
afrobrasileira é justamente a possibilidade de tratar do discurso do contrário,
das margens dos territórios, e, sobretudo, indicar os limites e incoerências
que todo discurso identitário carrega consigo.
Palavras-chave: Identidade. Diferença.
Cultura Negra. Ensino de História.
Revista História & Ensino, v. 17, no. 1,
2011 (Universidade Estadual de Londrina)
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Marquês de Sade: entre a realidade e a ficção
Carla Fernanda da Silva
Resumo: Este artigo propõe uma discussão sobre a literatura erótica e inicia com uma reflexão genealógica da ordenação do desejo na mitologia grega, demonstrando a fuga da espontaneidade presente em Eros em detrimento de seu irmão Anteros (Ordem). Pensando a partir do confronto de Eros e Anteros, fez-se um recorte da obra do Marquês de Sade e, então, uma reflexão crítica da concepção do erótico e da ordem presentes em suas obras, com destaque para ‘Os 120 dias de Sodoma’. Ao pesquisar sua obra, concebida durante os internamentos em sanatórios e prisões, percebem-se seus escritos como disciplinadores do sexo, nos quais o autor não pensa o erótico como uma possibilidade do compartilhar dos corpos e do desejo, mas sim como a destruição moral e, por vezes, física do Outro. Se a sua concepção de erotismo impõe a ordem e o disciplinamento, sua escrita, ao contrário, é uma busca incessante de transgressão, ou seja, no ato da escrita é que Sade contribui para uma reflexão sobre a liberdade.
Palavras-Chave: Literatura Erótica. Disciplinamento.
Marquês de Sade. Erotismo.
Revista Outros Tempos, vol. 8, número 11, junho/2011
- Dossiê História e Literatura (Universidade Estadual do Maranhão).
Link:http://www.outrostempos.uema.br/site/images/vol_8_num_11_2011/marques_de_sade_entre_realidade_ficcao_2.pdf
Link:http://www.outrostempos.uema.br/site/images/vol_8_num_11_2011/marques_de_sade_entre_realidade_ficcao_2.pdf
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Manual do Desejo: O leitor ocidental do Kama Sutra
Carla Fernanda da Silva
Resumo: Este texto propõe tecer algumas
reflexões sobre a recepção do leitor ocidental da obra indiana Kama
Sutra, traduzida para o inglês no século XIX. Problematiza-se
historicamente a compreensão ocidental da obra como um manual de posições
sexuais, e não como um texto elaborado a partir de uma concepção religiosa.
Palavras-chave: Kama Sutra. Literatura
Erótica. Sexualidade.
Revista: Cadernos de Literatura e
Diversidade (Universidade Estadual de Feira de Santana - n. 7, 2011).
Link: http://www2.uefs.br/jornada/numero_4/cadernos_7_net.pdf
Link: http://www2.uefs.br/jornada/
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Outras Vozes:
A pesquisa como instrumento de visibilidade da história da homoafetividade feminina
Carla Fernanda da Silva, Celso Kraemer e Fabiele Lessa
Resumo: O objeto do presente estudo são as relações
homoafetivas femininas. Neste sentido, pretende-se compreender o modo como as
mulheres homossexuais lidam com o preconceito em relação à homossexualidade na
cidade de Blumenau. Para tal pretende-se registrar relatos de vida deslocados
da normatividade que constitui a história centrada na heterossexualidade. Deste
modo, pela apropriação das vozes de um passado, juntando-as às vozes do
presente (história oral) a pesquisa visa problematizar os modos de produção das
subjetividades. Necessita-se saber, então, de que maneira estas mulheres têm
superado o preconceito de si, dos outros, para si e para os outros, numa
cartografia que delineia uma sociedade selada na regulamentação da sexualidade.
Ao pensarmos as relações entre gêneros ao longo da história, é possível afirmar
que as mulheres foram mantidas no mundo privado, distantes da esfera pública.
Fato que contribuiu para a naturalização do feminino relacionado ao lar, aos
filhos, ao marido, etc. No ambiente familiar, a vivência da homossexualidade é
percebida como transgressão da norma, ou como patologia. Analisar o processo de
afirmação da homossexualidade feminina é importante para compreender-se como
ocorrem as relações de gênero na cidade de Blumenau. Disto decorre a
possibilidade de se constituírem novas subjetividades, para além do
masculino/feminino heterossexual. O projeto pretende, portanto, delinear uma
cartografia de vivências a partir dos relatos de vida, por meio do uso da
‘história oral’, assim como pesquisa em fontes primárias ao buscar diários e
escritos íntimos, tanto no Arquivo Histórico ‘José Ferreira da Silva’, quanto
em acervos pessoais, e assim realizar uma análise comparativa das relações de
gênero, das problematizações da sexualidade e dos diferentes modos de
constituição da subjetividade. Como referenciais teórico-metodológicos são
fundamentais as discussões sobre o conceito de gênero, pensado como
possibilidade de problematizar a construção cultural e social das diferenças
sexuais, apontando para a desnaturalização de noções tradicionais, como homens,
mulheres, homossexuais, heterossexuais. Também, como fonte teórica, temos os
estudos sobre história da sexualidade e do corpo, pesquisada por autores como
Michel Foucault, Alain Corbin e Georges Vigarello.
Pesquisa financiada pelo
Edital Nacional de seleção pública de propostas para pesquisas em temas de
Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos (Edital MCT/CNPq/SPM-PR/MDA nº
020/2010) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC,
da Universidade Regional de Blumenau.
Revista NUPEM, (Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo
Mourão/PR), v. 3, n. 4, jan./jul. 2011.
Link: http://www.fecilcam.br/nupem/revistanupem/documentos/vol3n4ano2011/noticia1.pdf
Link: http://www.fecilcam.br/nupem/

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Entre lousas e palmatórias: memórias da educação no Vale do Itajaí
Carla Fernanda da Silva
Resumo: Este artigo propõe uma discussão
de memória e conceito de história, problematizadas na História da Educação
local, especialmente no que pertine ao disciplinamento escolar entre a Era
Vargas e a Ditadura Militar (1930-1985). Usando como método a história oral,
foram realizadas por alguns acadêmicos dos cursos de licenciatura da FURB diversas entrevistas a professores do
Vale do Itajaí, especialmente os que lecionaram ou foram alunos naqueles
períodos. Esse trabalho possibilitou ir além das discussões permeadas pelos
livros e, através do vivido, compreender a
História da Educação local a partir de um novo olhar, e dessa forma problematizar, questionar e compreender uma outra concepção
de ‘História’. Estas atividades pedagógicas contribuíram
para novas concepções teóricas e compreensão de professores, alunos e
acadêmicos enquanto sujeitos históricos.
Palavras-chave: Memória – História Oral – História da Educação no Vale do Itajaí.
Palavras-chave: Memória – História Oral – História da Educação no Vale do Itajaí.
Revista: Blumenau em Cadernos, Tomo 52,
no. 1, jan/fev 2011.
Link: http://pt.scribd.com/doc/61451243/Entre-Lousas-e-Palmatorias-Carla-Fernanda-da-Silva
Link: http://pt.scribd.com/doc/61451243/Entre-Lousas-e-Palmatorias-Carla-Fernanda-da-Silva
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Uma câmera na mão e uma história pra lembrar:
a memória da educação em vídeo
Carla Fernanda da Silva
Este artigo apresenta criticamente uma proposta didática, realizada no ensino da disciplina História da Educação na FURB – Universidade Regional de Blumenau/SC. A abordagem cinge-se na discussão de memória e conceito de história, problematizadas no ensino da História de Educação, com o intuito de questionar a história linear. Por meio de entrevistas, foi possível ir além das discussões permeadas pelos livros. Através dos relatos de vida, permitiu-se compreender a História da Educação local a partir de um novo olhar e assim problematizar, questionar e compreender uma outra concepção de ‘História’ e, com uso da ‘história oral’, perceber as continuidades e descontinuidades na história da educação. Estas atividades pedagógicas representam novas possibilidades no ensino, em que uma ação pedagógica diferenciada contribuiu para novas concepções teóricas e compreensão de professores, alunos e acadêmicos enquanto sujeitos históricos.
Revista: Atos de Pesquisa em Educação - FURB, Vol. 5, No 3 (2010)
Link: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2285
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A representação fotográfica do progresso na
Revista Blumenau em Cadernos
Carla Fernanda da Silva
O foco deste artigo é a narrativa visual sobre a cidade de Blumenau por meio da Revista Blumenau em Cadernos, periódico dedicado à história de Santa Catarina, em especial a história local. No decorrer da pesquisa, relacionou-se a revista com o seu fundador, José Ferreira da Silva, um intelectual com considerável produção sobre a história de Blumenau enquanto escritor e jornalista, para então estabelecer a trajetória da revista, assim como sua linha editorial. Fez-se uma leitura da narrativa fotográfica sobre a cidade de Blumenau do século XIX aos anos 50, quando se comemorou o centenário da cidade. Esta narrativa iniciou-se com três imagens fotográficas da Colônia Blumenau, e continuou a partir de duas séries de cartões postais: uma de 1900, com 45 postais, e outra da década de 30, com 25 postais. Estas imagens dos postais, criadas inicialmente para divulgar a cidade, também evidenciam uma narrativa do progresso em que o presente é compreendido como resultado do passado.
Revista de História Regional (Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR), Vol. 14, No 1, 2009.
Link: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2287
Link: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2287
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Mitos, Culturas e Diversidade Religiosa como prática pedagógica da diferença
Carla Fernanda da Silva
Publicado em:
OLIVEIRA, Lilian Blanck (orgs). Cultura e Diversidade Religiosa na América Latina: pesquisas e perspectivas pedagógicas. Blumenau: Edifurb; São Leopoldo: Nova Harmonia, 2009. pp. 300-307.
Link: http://pt.scribd.com/doc/58488543/Mitos-Culturas-e-Diversidade
Link: http://pt.scribd.com/doc/58488543/Mitos-Culturas-e-Diversidade
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Blumenau e seus personagens:
O papel das fotografias na construção de seu Mito Fundador
Carla Fernanda da Silva
Este artigo tem por objeto mostrar e problematizar a narrativa visual presente na Revista Blumenau em Cadernos evidenciando a presença constante de alguns personagens em suas edições. Nelas são reproduzidas fotografias do final do século XIX e início do século XX, onde figuram os primeiros colonizadores e os indígenas, formando uma narrativa sobre a colonização de Blumenau, e constituindo o mito fundador local.
Revista Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação (FURB), Vol. 2, No 2, 2008.
Link: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/viewArticle/1160
Link: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/viewArticle/1160
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José Ferreira da Silva: trajetória intelectual e política
Carla Fernanda da Silva
Ferreira da Silva, criador da
Revista Blumenau em Cadernos, foi um escritor com considerável produção sobre a
história de Blumenau, sendo citado constantemente como historiador, o que fez
dele uma referência da historiografia local. Apresentar sua trajetória
intelectual e política visa compreender o processo de escrito deste autor e sua
influência na historiografia de Blumenau.
Revista Blumenau em Cadernos, v.
49, p. 90-121, 2008.
Link: http://pt.scribd.com/doc/92606550/Artigo-Jose-Ferreira-da-Silva-1
Link: http://pt.scribd.com/doc/92606550/Artigo-Jose-Ferreira-da-Silva-1